sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A crença antipetista


Escrevi sobre a crença antipetista no jornal Diário Regional do último domingo (23). Segue na íntegra.




terça-feira, 25 de agosto de 2015

Bem vindos ao Absurdistão

Caverna de Platão fica no
Absurdistão
Acessórios, roupas na mala, passagem na mão, boa vontade e a viagem está preparada. O destino é o Absurdistão, local que um dia pode reivindicar o status de Estado. Por hora isso não ocorre porque suas fronteiras não existem. Em tempos de crise, aumenta o número de pacotes para o lugar e diversos turistas revelam o desejo de retornar ou até se fixar de vez na região. 

O Absurdistão ficou famoso por reunir uma parcela de indignados que não suportam os desvios éticos e morais que acontecem por aí. Revoltados, os indivíduos que habitam o Absurdistão enxergam os problemas e ações ocultas na sociedade como um todo. Foram eles que denunciaram a entrada de haitianos para votar em massa na presidente Dilma Rousseff. 

O raciocínio é claro como o dia: tudo é parte de um plano maior. Os haitianos se juntaram aos médicos cubanos na tentativa de “preparar o terreno” para o golpe comunista que se avista e que foi planejado no Foro de São Paulo há duas décadas. Claro que tudo vem sendo arquitetado por jornais - que se alinham ao regime que já matou milhões na União Soviética e Cuba - e por bancos -, como aquele que empresta bicicletas laranjas.

Inclusive, as ciclovias superfaturadas em São Paulo foram pintadas de vermelho para o momento da ação militar. Trata-se de uma espécie de ponto de encontro para reunir o PCC, braço armado do partido; os haitianos e cubanos; e o exército do Stédile e a CUT que falou semana passada em pegar armas. 
  
Vale lembrar, contudo, que existe um grupo minoritário no Absurdistão que bate de frente com esse ideário. Por lá, acredita-se piamente que os Estados Unidos estão por trás das manifestações no Brasil contra a presidente da República. Diferentemente da visão do avanço do comunismo esquerdopatafreakzoid, explica-se que às concessões que um partido de “esquerda” faz ao neoliberalismo fazem parte da realpolitik. É assim porque tem que ser, ora.  

Welcome to Absurdistão. Bem vindo ao Absurdistão. Aqui, se o cidadão de bem pecar pelo exagero, não há problema nenhum.